top of page

Editorial

por que menstruação?

No Jornalismo existe algo chamado factualidade. Factual é aquilo do momento, o motivo relevante de se dedicar tempo na produção de um certo conteúdo para a sociedade. Quando a ideia de fazer um especial sobre menstruação surgiu, a pergunta constante era: qual a factualidade do especial? Qual a relevância dele?

A resposta, para nós, parecia óbvia. Pelo menos metade da população mundial menstrua, menstruou ou irá menstruar. Neste momento, alguém está menstruando, sentindo cólicas ou vivenciando a tensão pré-menstrual (TPM). Neste exato momento, estamos todas e todos influenciados pelo ciclo menstrual. Ainda assim, sabemos, por experiência, o quanto a constante menstruação é silenciada da vida da sociedade.

Existe algo mais factual que meninas parando de estudar por falta de estrutura para a higiene menstrual e que são tratadas como doentes por estarem menstruando? Talvez tenha sido o mesmo questionamento de Rayka Zehtabchi, diretora do curta-metragem vencedor do Oscar de 2019 Absorvendo o Tabu. Ao receber a estatueta, ela demonstrou surpresa com o reconhecimento: “Eu não acredito que um filme sobre menstruação acabou de ganhar um Oscar!”

Qual jornalista pode dizer que não é factual um processo que se repete mensalmente para cerca de metade da população mundial, literalmente tão antigo quanto a existência humana, capaz de mudar rotinas e subjetividades e ainda assim tratado como tabu?A chegada, permanência e sumiço da menstruação muda a vida das pessoas. “Simplesmente” por isso, acreditamos que discutir as fases menstruais e suas consequências é essencial.

No Especial Fases, a(o) leitora(o) poderá transitar pelos mistérios da menarca, bem como pelos impactos sociais de “virar uma mocinha”. Conhecerá complicações da maturidade sexual, silenciadas pelo engravidar ou não engravidar. Depois entenderá como conviver com a chegada da menopausa, após anos de adaptação ao sangue mensal.

Tratamos ainda do não-menstruar. Até que ponto a menstruação é libertadora? E o que fazer quando ela mais parece uma prisão? Vamos além: e quando se é homem e menstrua? Como homens transsexuais, por possuírem sistema uterino, lidam com a menstruação e a saúde corporal?

Aliás, tantas realidades diferentes nos deixaram convencidas da iminente impossibilidade de escrever a verdade de todxs. Por esse motivo, abrimos nossos braços para os relatos de noventa e sete menstruantes. Histórias de superação, ódio, amor e luta tanto nos inspiraram, quanto abriram nossos olhos para as perguntas que deveriam ser respondidas pelo Especial Fases.

Para finalizar, disponibilizamos o pilar básico do nosso projeto, que é o serviço e a informação de qualidade. Listamos dúvidas frequentes, apresentamos absorventes, explicamos o que é a tensão pré-menstrual e trazemos dicas de como lidar com ela.
 

Ah, se você está se perguntando o porquê das luas, aqui vão algumas curiosidades que nos inspiraram. O ciclo lunar e o ciclo menstrual médio são basicamente iguais em duração. Etimologicamente, os termos “menstruação” e “regra menstrual” vêm de palavras latinas e gregas que significam lua (mene) e mês (menses).

 

Igualmente instigante é a relação que mulheres adeptas da ginecologia natural estabelecem entre os períodos do mês ligados à menstruação, os momentos de vida das mulheres e as fases da lua.  Não à toa, mulheres mais velhas chamam a menstruação de "lua". 

Lua, boi, bode, chico, fluxo, paquete, regras, catamênio, monstruação, aqueles dias, menstruação. Não importa o nome que se dê, nós, integrantes do Especial Fases, esperamos oferecer o melhor conteúdo possível sobre esse processo tão comum e tão cheio de tabus. A ideia é continuar o projeto com mais descobertas, elucidando assuntos tão intrínsecos ao funcionamento de nossos corpos.

Boa leitura!

Equipe

Catalina.jpg

Catalina Leite

WhatsApp Image 2019-06-13 at 14.08.07.jp

Jéssica Queiroz

Ingrid Campos.jpg

Ingrid Campos

Marília Abreu.jpg

Marília Abreu

WhatsApp Image 2019-06-10 at 09.23.32 (1

Marcela Tosi

bottom of page