top of page

Dúvidas frequentes

1) Como tenho certeza que entrei na menopausa?

Após um ano completo sem menstruação. É importante notar que, para ser considerada como  o início da menopausa, a parada da menstruação precisa dever-se a fatores hormonais naturais e não pode ser justificada por outras causas, como cirurgias ou uso de medicações.

2) O que fazer para me preparar para uma menopausa saudável e mais tranquila?

As principais recomendações são manter uma dieta adequada, praticar regularmente alguma atividade física e  ter hábitos saudáveis - como não fumar e não beber.

5b9b53bd-94bb-4eb8-8104-c2a375623eaa.png
bddc7c4f-b61a-4668-8d5a-cfd824d06888.png

3) A reposição hormonal é obrigatória para todas as mulheres que entram na menopausa?

Não. Cada mulher sabe o incômodo que os efeitos da menopausa trazem para sua qualidade de vida. Várias mulheres optam por passar pelo climatério sem reposição. Uma das questões a se considerar é que a reposição hormonal só pode ser usada durante cinco anos; além desse período, existe a possibilidade de aumento do risco de cânceres, como o de mama. Com a suspensão do tratamento, os sintomas podem voltar com a mesma intensidade. Também existem mulheres com contraindicações formais ao uso da reposição hormonal. Portanto, cada caso deve ser individualizado.

4) Se a primeira menstruação foi muito cedo, terei menopausa precoce também?

Não necessariamente. Esse tempo é individualizado para cada mulher.

Para saber mais sobre menopausa precoce, clique aqui.

5) A pílula anticoncepcional acelera ou retarda a menopausa?

Não! Após a suspensão do anticoncepcional, se não houverem doenças associadas - como doenças da tireoide, diabetes ou síndrome dos ovários micropolicísticos -, a menstruação segue normalmente. Já a menopausa é genética e vai aparecer no momento que está programado, menstruando ou não.

* As respostas foram dadas por Aline Lucena, ginecologista e obstetra  pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand

bottom of page